Conhecer seu patologista é ter confiança no diagnóstico

O patologista é muito importante para conferir a precisão no diagnóstico, assegurando a melhor prescrição de tratamento ao paciente. Os avanços obtidos com as terapias customizadas foi possível com o trabalho desse profissional, que garante procedimentos de alta confiabilidade. 

Após receber o material, é iniciado o processo de análise e avaliação em lâminas, examinando-se no microscópio. Testes adicionais costumam ser solicitados, como a imuno-histoquímica e patologia molecular. Se os tecidos não são armazenados corretamente, fixando as proteínas de DNA, os testes são prejudicados. O processamento também tem um período limite de até 72 horas, caso contrário, começa a degradação e perda de oportunidade de tratamento. Por isso, é preferível evitar o transporte de amostras de uma cidade para outra, o que pode afetar nesse tempo. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP), é preferível que o médico patologista seja conhecido pelo paciente e médico que solicitou os exames, a fim de garantir ainda mais segurança na examinação do tecido. É necessário, assim, conhecer o laboratório, quanto tempo leva no processamento, como o material restante da amostra poderá ser resgatado e se com ele é possível determinar o tratamento mais indicado.

O resultado mais confiável depende, portanto, da construção de uma relação confiável. O diagnóstico preciso é aliado fundamental para combater patologias como o câncer. Conheça seu patologista e o laboratório em que ele atua!



Fale Conosco