A importância do patologista para o diagnóstico preciso

Cada vez mais, as doenças são tratadas com terapias altamente personalizadas, e o patologista é um importante aliado para a escolha correta. Isso acontece quando o paciente se beneficia de um diagnóstico preciso, feito por um médico anatomopatologista especializado, que verifica amostras de tecidos em procedimentos como a biópsia. 

Muitas pessoas têm curiosidade sobre como se desenvolve esse processo. Após o recebimento do material, é iniciada a análise e avaliação do material recebido, previamente coletado e que será preparado para ser colocado em lâminas examinadas microscopicamente. Para determinar o diagnóstico mais adequado, são aplicados, ainda, testes adicionais e realizados nessas lâminas, como a imunohistoquímica.  

 

Se esses tecidos não forem acondicionados em meios capazes de fixar as proteínas e o DNA, os testes ficam prejudicados, impedindo que o paciente receba a medicação adequada. Além disso, se o tecido não for processado em até 72 horas, começa a degradação e perda do início imediato do tratamento. Por isso, um dos maiores problemas é quando o laboratório precisa transportar o material para outra cidade, afetando o diagnóstico preciso e rápido.

 

Nesse sentido, a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) reforça a importância de que os médicos e pacientes procurem conhecer o médico anatomopatologista. Conte conosco, do Laboratório KCM, para conferir um diagnóstico correto, com exames rapidamente processados para que o paciente inicie o tratamento de forma assertiva e o quanto antes. Entre em contato para saber mais.

 

Fonte da imagem: Google Imagens

Fale Conosco