O que é a biópsia? Explicamos aqui!

A biópsia vem do termo grego bios = vida e opsis = aparência, visão. Consiste na retirada de material celular ou de um fragmento de tecido.

Na prática, serve para determinar o diagnóstico e é realizada pelo médico patologista, sendo muito importante na investigação de doenças. Em muitos casos, é o único caminho que permite a confirmação de uma patologia, pois outros exames não são capazes de descartar ou confirmar suspeitas médicas.

Há situações em que o procedimento pode ser feito com anestesia local, mas existe a possibilidade de ser cirúrgico e com anestesia geral. A biópsia permite a descoberta de possíveis alterações na forma e no tamanho das células, identificando problemas de saúde associados à presença de células cancerígenas, por exemplo. 

Quando a biópsia é interna, o processo é geralmente orientado por imagens, através da tomografia computadorizada, ecografia ou ressonância magnética. Quase todos os órgãos e componentes corporais podem ser biopsiados: músculos, pele, ossos, líquidos, secreções, etc. 




Fale Conosco